sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Nome de repressores


Vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchiona da Camara Municipal de Porto Alegre propõe trocar nomes de logradouros publicos, retirando as referencias aos repressores e abjuradores como Castelo Branco, cumplices como Tarso Dutra.

Esta Gazeta tem feito a mesma sugestão, no corrente ano de 2011, como um sentimento de justiça, em notas intituladas "Desmonumentar" inspiradas no mesmo movimento argentino conforme noticía Página12.

O jornalista e músico Nando Gross apoia publicamente a iniciativa. Outros colegas da imprensa são contra, aduzindo que "a cidade já está acostumada...".

Mérito para os vereadores, que instalam assim o debate. O argumento do "costume" parece com o seguinte: "como os escravos estão acostumados com os grilhões, mantem-se os grilhões dos escravos".

Há um modo de deixar o nome dos golpistas: acrescentar ao nome a expressão "Ditador" neste caso, em letras grandes, não é ?

Ficaria assim: Avenida Ditador Castelo Branco. Creio que seria didático, respeitaria o cidadão comum explicando o motivo da deshomenagem.

(Texto de autoria de Raul Ellwanger, extraído do periódico "Gazeta dos Tolos, nº. 109)

Aproveitem a liberdade.
Guilherme de M. Trindade

Um comentário: