quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tio Zé, o Generoso....

Cada palavra que se espalha nesta página carrega a dor das voltas que dá o torniquete amarrado ao coração, e, eterna será a saudade que o Angüera Zé Bicca deixará na lembrança daqueles que comungaram com ele uma roda de violão, ou uma cuia de chimarrão.

Hoje, as águas do Uruguai, que outrora serviram de maestrina para suas canções, amanheceram revoltas. Espinhéis não serão lançados a elas em respeito ao pesar dos Dourados e Lambaris. Os grilos, seus colegas de cantoria, por tristeza, também hoje não cantarão. As rodas sempre embaladas por suas estórias, e regadas a boas risadas se farão silentes sem que um padre nasça.

Hoje, usaremos nossas cruzes de Lorena, e, quando a madeira das portas e janelas estalarem, quando as velas sozinhas se apagarem, ou quando o violão bordonear suas cordas sem que a mão da enxada as toque, chorando sorriremos.

Lá, os anjos, barranqueiros de outrora, entoarão o “Generoso” para embalar os abraços cheios de saudade dos companheiros Rillo e Julião, que o receberão de violão em punho, e em festa, o céu se fará palco à beira do rio, como uma missa sem ritual, um comício de espíritos.

Cumpriste teus anos por aqui e por ali, e, embora outra querência tenha lhe chamado para matar sede em outro rio, teus filhos, sobrinhos e amigos lhe asseguram...nas Barrancas do futuro, virão cantando por ti.

Aproveitem a vida.

Guilherme de Magalhães Trindade

6 comentários:

  1. Lindo Gui!
    Tens a mesma veia artistica do Tio Zé.
    E com certeza, onde ele estiver, está muito feliz com essa homenagem.
    Fica bem.
    Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, primo querido, as tuas palavras sobre o nosso querido tio Zé me levaram às lágrimas. Linda e merecida homenagem ao nosso tio tão especial.
    Beijos,
    Sílvia

    ResponderExcluir
  3. li de primeira mão no blog, reli na folha de são borja. havia comentado no mesmo dia da postagem e com toda a carga de emoção que nos envolvia naquele dia. só que deu erro na página, e agora que vi que não foi postado, heheh. não lembro o exato teor do comentário, mas sei que o texto acima é tudo o que muitos estão sentindo vestido com as belas palavras e a sensibilidade do guilherme. lindo mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo reconhecimento da Câmara de Vereadores. Merecido!

    ResponderExcluir